quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Currículo Escolar real, oculto e prescrito

                      
                   Parâmetros Curriculares
Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo o currículo abrange todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria, são todas as atividades através das quais os alunos aprende (Hounston). Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinados curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos: o de plano de estudos é a lista de matérias que devem ensinadas em cada grau ou ano escolar, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas. Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada  matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos  desejados e  das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento de programas e outras instruções metodológicas"(OEA- UNESCO). De forma ampla ou restrita,o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola.


Currículo Real

É o planejamento do docente onde leva o aluno a aprender e a refletir sobre tudo que o cerca, e através desse conhecimento aprende que o preconceito deve ser ignorado, pois perante Deus somos todos iguais, independente de religião, e a diversidade cultural deve ser respeitado e ser trabalhado no currículo, pois trás toda informação e através dessa interação os alunos compreenderão que a culturalidade existe e que é muito importante para nosso meio social.
                    

Currículo Oculto

São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel, ou seja, muitas vezes educadores ficam presos ao ritmo tradicional, ou no prescrito e não consegue agir com atitudes inesperadas dos alunos, levando ao stress emocional, cansaço e muitas vezes o desanimo com a profissão.

    

Currículo Prescrito 


Vem imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, Proposta pedagógicas, e as  secretárias conforme a região da escola. Embora tenha o rótulo de impor também existe a reformulação pelos educadores, conforme o ensino ministrado por eles, no qual ocorre mudanças quando necessárias.
  

                       Veja estes vídeos!


O currículo oculto é um dos acontecimentos diários no contexto escolar, não é planejado, portanto leva uma grande seriedade pelos educadores é justamente pelo exemplo que também educamos, se desejamos uma nação educada e repleta de solidariedade, é na escola que começamos também a plantar estas raízes, o vídeo relata o lado trágico desta relação adulto e criança,é bom refletirmos juntos quais impactos queremos registrar na memória destes pequenos aprendizes.


DEBATE ABERTO PARA TODOS! 

Na escola vocês acreditam que tudo acontece conforme planejado no decorrer do ano letivo?
O PPP está atingindo as expectativas da escola?
Mostrei um breve resumo a todos do que é currículo escolar real, oculto e prescrito na prática durante o processo de ensino, muito se muda, transforma e ao mesmo tempo vai renovando conforme as mudanças que ocorre no Mundo, venha junto comigo opinar sobre esta construção importante que está em volta dos parâmetros curriculares também!


Para saber mais 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário